O que o exemplo de Michael Jordan pode nos ensinar



“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu posso aceitar o fracasso. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso”.

“Eu sei que o medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas para mim é uma ilusão. O fracasso sempre me faz tentar ainda mais da próxima vez”.

Você sabe de quem são estas frases? De Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. Sua vida é um exemplo de como podemos enfrentar as adversidades na vida. E esta postura mostra um perfil otimista e resiliente.

Você já parou para pensar que os nossos fracassos podem ser construtivos? Que erros podem nos levar a ser bem-sucedidos?

A vida traz a todos nós os mesmos revezes, obstáculos, adversidades e problemas, mas o otimista reage melhor. O otimista se refaz na derrota e dá a volta por cima e recomeça. Já o pessimista desiste e deixa-se dominar pelo desânimo e desesperança.

Note que Michael Jordan não é uma pessoa poliana, sem senso crítico da realidade. Ser otimista não significa sacrificar a capacidade ver a vida de forma realista.

Ao mesmo tempo, o jogador mostra resiliência, ou seja, capacidade de lidar com seus problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão.

Pode parecer um exemplo longe da sua realidade atual. Mas lembre-se que Jordan teve pelo menos 9.000 oportunidades para desistir, antes de se tornar o melhor jogador de basquete do Planeta.

A psicoterapia pode ser um excelente recurso para você identificar em que pontos você está enxergando apenas problemas, onde há oportunidades de crescimento e sucesso.

Referências Bibliográficas

Seligman, Martin. Aprenda a ser Otimista. Porto Alegre: Nova Era; 2005.

Percy, Allan. As Vantagens de Ser Otimista – um kit de sobrevivência para tempos difíceis. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2014.

Snyder, C. R.; Lopez, Shane J. Psicologia Positiva – uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *